em suas coisas que desviajam



o tempo hoje, desde ontem,
me acordou sem zelo
confundindo-se? insensível
virando a esperança bem ponta-à-cabeça:

“não dê corda a desejo, coisa vã,
partituras de viagens — bagatelas! — só te sonham,
você estranha, estrangeira, mundo de medos, visíveis
limites, suas-muitas tolices, prioridades? — esqueça(-)se...”

então foi que acordei hoje fragilíssima, recrudescendo
uma noite, a de ontem, toda ela incompreensão
e eu só zelando pelo desejo, era só isso, 
“de pessoinha-assim-de-província”, diriam
desejo bobo, que tenho há tempos:

só me via indo ver... e tocando... descobrindo...
proseando... em viagens — como se partituras,
rua abaixo, rua acima, lua... vontade-nota de estar com —
“ah, eu me estaria de nova york ou marrakech
pelo mesmo rodopio — famigeradas, eu faminta”

mas, de repente, ontem, pesou na mala 
um coração que já viu tanto e, fim das contas, em raso viu

não revidei, contenda nem foi
só entristeci

“como é que alguém desentende a simplicidade
da gente assim? e desmerece a melhor faísca
fagulha mais pura.... de encantamento pelo transpassar? 
mundo, mundo, os nossos tão diferentes mundos...” 

nos despedimos aqui
sem mais miragens 
nem devaneios

tudo okay, vou ao cinema, brasileiro mesmo
nunca entendi de red carpets, nem-nunca quis, 
prefiro assim 

não sinto sentido no sentir
sem a ranhura do simples 

tudo certo, não me espere
não me importo
fico para trás.

Imagem: Part Blake, part Tolkien, all England... Landscape of the Vernal Equinox, 1943, Paul Nash
Música: Cristo redentor, Donald Byrd 



Comments

  1. aliterações ressoamMay 16, 2016 at 7:48 PM

    "deliciúra", como diz você
    que lindo que você está de volta
    lindo poema, palavras que ardem
    linda você
    que já é, sozinha, obra de arte
    arte em obra
    dobras, redobras
    em arte
    que arde
    e reluz

    quero te encontrar de novo
    em palavras, sonoridades
    vamos, vamos?

    que seja aqui em são paulo
    ou vou até sua morada
    guardo um livro pra te mostrar
    viajemos nele, brindemos
    e mais!

    ReplyDelete
  2. Ô-querida,

    Lindas palavras -- as de você! Sabe quando a gente fica vontadeando lua só pra temperar o silêncio com até-miragens? Me desarticularam -- as palavras, estas-aqui, suas. De um jeito bem bonito. Obrigada. É uma honra e uma mais-alegria te saber leitora (de novo, de volta, de sempre) destes meus rabiscos, traquinas, melindas, orquídeas. E, sim, gosto de imaginar que será -- este nosso reencontrar. Vou pensar nuns quandos. Faz o mesmo. Pensemos. Sua vinda-cá me trouxe um zelo... bem florido. Gratidão e um beijo de... bastantes sonoridades. Te poetando de volta o acarinhar. E também, tão bem: mais.

    ReplyDelete
  3. aliterações ressoamMay 25, 2016 at 3:58 PM

    Já vou, então, pensar nos dias, certeza, os possíveis, que bom que vamos, que bom, obrigada, que sim. Ler aqui, de você, ler você é sempre uma delícia, Carol. E não esquece: quero te contar do livro guardado, só seu, aqui comigo, preciso te entregar. Conversemos sobre a sua escrita também, por favor. Você fala de zelo, em versos, fica bonito. Só saiba que ele, zelo, te merece no maior de todos os universos, e que você nunca deixe de escrever assim. Faz bem, enternece. Estremece. Boa semana, que seja toda de tessituras! Continuemos, um beijo, te cuida.

    ReplyDelete

Post a Comment